Valor jovem de sucesso mineiro de coração
Reconhecido valor jovem de Minas no início desta década, que se torna em meados da mesma, cidadão honorário na sua capital, e hoje tem como consequência das suas conquistas: o seu valor percebido a nível nacional, um profissional de visibilidade forte no mercado da moda. Simples: e uma pessoa que “o fazer”, e implícito no seu DNA, que foca sua visão sempre a longa distância. Fato é que a dois anos passados somou mais case de sucesso a seu currículo: foi o responsável pela comercialização de uma das maiores marcas mineiras no cenário nacional, a VIDE BULA, vendendo ao grupo de confecção capixaba, tendo a “percepção da mudança do mapa têxtil nacional e ao mesmo tempo fazendo a transição de controle dos fundadores aos novos investidores, em um momento oportuno aonde acontecia a bolha das aquisições, esperteza pura. Credibilidade e competência de sobra, para seguir na gestão comercial da marca, pois marca e gestor se confundem.” A bela e a fera estão escrevendo um novo futuro, além de estarem ambos se perpetuando e se fazendo neste mercado, o gestor Clóvis Cezário revela um segredo: além de ter a fórmula, na dúvida ele sempre VIDE a BULA!
Isis: Como iniciou sua carreira?
Clovis: Aos 19 anos entrando em uma multinacional líder de mercado e simultaneamente fazendo administração de empresas, teoria e prática, ao mesmo tempo. Resultado: profissional de alto desempenho.Isis: O que mais te inspirou em sua trajetória?
Clovis: Meu pai. Complementando o nome Cezário hoje é uma referência, uma marca, "imortal" (Highlander), olho para trás e projeto o futuro e vejo que consegui, pois os novos Cezários já estão prontos.Isis: Já esta no mercado de moda há quanto tempo?
Clovis: Bom, podíamos pular isso (risos), mas como sempre fui precoce, tenho 22 anos de mercado, nos meus poucos, 43 anos de vida.
Isis: Como você vê o crescimento da moda no mercado mineiro em relação ao Brasil e ao mundo?
Clovis: Vejo muito mais como um mercado importador (comprador) do que exportador (vendedor), a nível de indústria, pois além do mapa têxtil nacional ter se deslocado estes anos, o setor especificamente não e incentivado pelo Governo. Hoje somos mais autorais do que industriais, exportam os talentos profissionais/pessoais: estilistas, profissionais de gestão, modelos. Hoje trabalho para uma empresa do Espírito Santo, apesar de atuar na marca "mineira" do grupo, e estrategicamente fazermos a gestão em MG.
Isis: Em sua opinião Minas é referencia de moda ou os grandes acontecimentos no Brasil se concentram em Rio e São Paulo ainda?
Clovis: Minas teve seu momento de dividir mercado com SP, nas décadas de 90 e no início deste século, mas voltou a perder para si mesmo, e o RJ se reinventou e hoje novamente está concentrado entre o eixo RJ/SP, mas com relevância forte de SC, não posso omitir este fato.
Isis: O "bum" de lojas próprias prejudicou a venda dos representantes para as multimarcas?
Clovis: Não, pois as multimarcas podem se tornar os franqueados de amanha, e hoje às unidades de negócios e canais de distribuições são bem definidos: flagships (redes próprias, franquias e Multimarcas, este terceiro sendo bem horizontais -quantitativos- e não mais verticalizados) volumétricos. Além dos corredores comerciais estarem bem definidos hoje em dia.
Isis: Conte uma experiência interessante que marcou sua carreira?
Clovis: São várias, mas vamos falar da última, ser o pivô e agenciador da venda de uma marca, e um prêmio para quem gosta de comercializar, além dos retornos comerciais, tem o valor de uma MBA, um doutorado em vendas. Creio que uma façanha para poucos.
Isis: Existem novos projetos em mente? Quais?
Clovis: Sim tanto profissionais e pessoais, sempre temos que planejar, pois assim sempre teremos futuro, pois quem não planeja tem destino, como um bom paulista de nascimento. Mas também sendo mineiro honorário que sou, estrategicamente guardamos em segredo, e revelamos quando colocamos em pratica e realizamos os mesmos, aí sim revelamos e contamos os "causos".(rsrsrs)
Isis: Segredo do sucesso?
Clovis: Cada um conquista o seu, mas com certeza o segredo do FRACASSO é agradar a todo mundo!
Jogo Aberto
Uma qualidade? Credibilidade
Um defeito? Ansiedade.
Uma inspiração? Liderança
Ser chique? Ter “estilo”. A moda passa o estilo fica
Família? A base, seu "doc" - denominação de origem controlada.
Amigos? Poucos e somente os leais.
Um músico? Vários. Vinicius de Morais, pela sua pluralidade.
Um desejo? Sempre evoluir em todos os aspectos.
Uma paixão? Vide Bula, porque ela me deu amor.
Uma viagem que marcou? Primeira vez no Japão.
Globalização? Realidade sem volta.
Lugar especial? Minha casa
Um conselho? Nada e permanente, exceto as mudanças!
Uma alegria? Ser pai.
Uma novidade? Sempre a próxima coleção!
Ídolo? Aírton Senna.